TEMA: ,

Jesus Aboliu a Abstinência de Alimentos Impuros?

Jesus Aboliu a Abstinência de Alimentos Impuros?


Esta é uma série de estudos do DECR - Departamento de Educação e Cultura Religiosa, apoiado pelo Conselho Editorial da Igreja Adventista da Promessa, que selecionou cinco textos bíblicos considerados, por muitos irmãos, como de "dificil explicação, e que são usados por irmãos de outras denominações para justificarem a indiscriminação dos alimentos.

Nosso objetivo é capacitar e exclarecer tanto aos irmãos promessistas como a todos os irmãos em Cristo, sobre a defesa do evangelho da verdade, no que diz respeito à obediência à doutrina da abstinência de alimentos impuros.

A explicação dos textos bíblicos respeita as regras hermenêuticas de interpretação, ou seja, cada texto é aplicado dentro do seu contexto, sendo que os versículos são explicados à luz da Bíblia e não o contrário. Para que esses princípios sejam mais bem entendidos, descrevemos, a seguir, os quatro níveis de contextos que utilizamos:

1) Contexto Próximo: É o que vem antes e depois do texto; são as partes que precedem ou seguem-se imediatamente ao texto e que ajudam a interpretar o texto. O contexto próximo é o material circunvizinho do texto que tem alguma ligação com o texto.

2) Contexto Mais Amplo: É formado pelas passagens que não precedem ou seguem-se imediatamente ao texto, mas tem alguma ligação com o texto e o contexto imediato. O contexto mais amplo considera como o texto se relaciona com o restante do livro.

3) O Contexto Histórico: Leva em conta várias coisas: - a época e a cultura do autor e dos leitores. - a época e a cultura sobre a qual o autor escreveu. - os fatos geográficos, topográficos e políticos que são relevantes ao âmbito do autor. - as circunstâncias que motivaram determinadas posturas e ações divinas concernentes ao homem, em particular ao povo de Israel e à Igreja.

4) O Contexto temático: É formado pelas passagens que não precedem ou seguem-se imediatamente ao texto, mas se referem aos assuntos principais do texto. O contexto temático considera como o texto se relaciona com a Bíblia como um todo. Não devemos examinar somente textos individuais. Ele coordena o seu estudo com tudo o mais que a Bíblia diz sobre os assuntos destacados no texto em estudo. A precisa compreensão de um texto leva em conta tudo o que a Bíblia diz sobre os assuntos destacados no texto.

De nada valerão, porém, esas ferramentas hermenêuticas, se o intérprete ou defensor do evangelho da verdade não estiver preparado espiritualmente e biblicamente. Portanto, ao estudarmos esses textos polêmicos, tenhamos em mente dois objetivos: capacitarmo-nos para defendermos as doutrinas verdadeiras da Bíblia Sagrada e fortalecermo-nos na fé, para que possamos permanecer firmes naquilo que aprendemos, e de que fomos inteirados, sabendo de quem aprendemos, e que, desde a nossa infância, sabemos as sagradas letras, que podem nos tornar sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus (II Tm 3:14-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário